Toda obra exige uma etapa extremamente necessária para preparar o espaço em que será realizado a construção. Este processo consiste no nivelamento do solo, conhecido como Terraplenagem.
Como é feito a terraplenagem?
Antes de iniciar, é preciso que o terreno esteja limpo, sem restos de vegetação, lixo depositado no local ou qualquer coisa que possa impedir as maquinas de trabalharem de forma adequada.
Feito isso, o processo se inicia a partir da avaliação do terreno, realizada por um profissional da área que vai orientar o processo. Para garantir um terreno plano e firme, a terra do solo é retirada, reutilizada ou adicionada para preencher espaços íngremes, conforme a necessidade.
São utilizadas máquinas retroescavadeiras, pá carregadeiras e tratores de esteira, entre outros equipamentos especiais essenciais para um processo eficiente e ágil. Para preparar o espaço e deixar o terreno adequadamente nivelado, podem ser aplicadas as seguintes etapas:
Escavação: consiste na retirada da terra em excesso.
Destocamento: é a retirada de vegetação do local.
Drenagem: retirada de água.
Aterramento: quando um terreno precisa que mais solo seja acrescentado.
Demolição: é a remoção de resíduos de construção ou edifícios.
Compactação do solo: são utilizados rolos compressores para aumentar a densidade do solo.
Lembrando que estes só são executados conforme a orientação profissional e o tipo do terreno.
Qual a importância da terraplenagem?
Quando esta etapa não é feita com empresas especializadas e profissionais qualificados, toda a obra é colocada em risco. O deslizamento de terra é um exemplo de uma situação que compromete a segurança de todos, causado por um mau planejamento em terrenos inclinados.
Viu só, a importância dessa técnica? Por isso, nossa equipe é composta por profissionais altamente qualificados e maquinários de alta tecnologia. Afinal, a satisfação e segurança dos nossos clientes são a nossa prioridade!