Ações sustentáveis são essenciais para o futuro do nosso planeta e impactam diversas áreas de atuação. Desta forma, ideias inovadoras surgem em busca de ações com menor impacto ambiental.
A contaminação do solo, ruídos, danos provocados na vegetação ao redor, tráfego intenso, escoamento de sedimentos, resíduos de entulho, sujeira na vida pública, geração de poeira no ambiente e nos locais ao redor, essas são algumas das principais preocupações da demolição sustentável. E que podem ser evitadas, através de uma demolição planejada.
Como funciona a demolição sustentável?
Pensando em aumentar o reaproveitamento de recursos, durante o processo de demolição, é realizada a separação correta de resíduos, classificados em quatro categorias diversas:
Classe A: são resíduos reutilizáveis ou recicláveis;
Classe B: são resíduos recicláveis para outras finalidades, como o plástico, papelão, metais, vidros e madeira;
Classe C: ainda não foram desenvolvidas tecnologias ou aplicações economicamente viáveis para a reciclagem destes resíduos;
Classe D: são resíduos perigosos, contaminados ou prejudiciais à saúde.
Esta é a classificação correta dos resíduos da construção civil no Brasil que deve ser aplicada.
Quais as vantagens da demolição sustentável?
A demolição sustentável é o aprimoramento de cada etapa do processo de desmontagem e remoção seletiva. Resultando em etapas bem planejadas para a correta gestão do fluxo dos resíduos. Já que é possível verificar a existência de mercados para o reaproveitamento dos materiais das obras.
Sendo assim, este processo é benéfico para a sociedade, o meio ambiente, as empresas que adotam este planejamento, e até as empresas que comercializam estes resíduos. Dessa forma, contribuindo para uma sociedade cada dia mais consciente.
Gostou de saber sobre a Demolição sustentável? Nós somos uma empresa especializada em demolição, terraplenagem e pavimentação. Atuamos há mais de 20 anos neste segmento, sempre priorizando no cuidado com o meio ambiente e sua biodiversidade.